miércoles, 1 de septiembre de 2010

Identidade paulistana: bairros da zona oeste em fotoS

O verdadeiro viajante é aquele que se deixa espantar por qualquer estímulo aos sentidos, mesmo dentro de sua casa. Por isso, inauguro a seção de fotos destes Passos e Olhares com uma série sobre bairros pertinho da minha:

Ferreira
Bairro do distrito da Vila Sônia, zona oeste paulistana, com boa parte de suas características originais preservadas: repleto de sobrados com base na arquitetura dos imigrantes europeus, que ali chegaram no meio do século XX.


É interessante notar a deterioração de algumas estruturas e o acréscimo de elementos modernos pelos atuais moradores. Acredito que capturar detalhes do que passa despercebido no nosso dia-a-dia pode revelar um lado surpreendente do cotidiano, que também merece destaque! 


Minha idéia é documentar um pouco da estética dos bairros paulistanos mais afastados do centro, antes que sua eminente verticalização os descaracterize por completo.


Além disso, procuro esboçar a identidade de alguns pedaços da cidade - que mais parece de interior entre estas ruas e vielas -, muitas vezes, chamados de Morumbi por sua localização, apesar de não terem nada a ver com aquele bairro repleto de mansões.


Monte Kemel
Bairro do distrito da Vila Sônia, zona oeste paulistana, que preserva parte de seu estilo original: predominância de casas, sobrados, barracos e pequenos sítios, com clima de vila de interior.


Vila Morse
Bairro do distrito da Vila Sônia, zona oeste paulistana, que preserva ruas tranquilas e casas antigas, atualizadas por intervenções urbanas como grafite e pinturas no asfalto.


Jardim Guedala
Bairro do distrito do Morumbi, zona oeste paulistana, que preserva boa parte de sua arquitetura original: sobrados coloridos de estilo português, muitos transformados em comércios. Apenas parte da área é, realmente, Jardim Guedala, o resto pertence à Vila Progredior, mas passou a ser chamado pelo nome do "vizinho rico" pelas imobiliárias.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

miradas ajenaS / olhares alheioS